Página Inicial



           
             
        
     Introdução
O presente trabalho é sobre como a Netflix influência na vida dos estudantes do Colégio Técnico Industrial “Isaac Portal Roldán” de Bauru.
   Atualmente, o serviço conta com um catálogo de milhares de filmes e séries de TV que podem ser acessados através de várias plataformas, como notebooks, tablets, smartphones, videogames, e claro, pela TV. 

Bastante famosa, a Netflix foi lançada em 1997 com entregas através dos correios nos Estados Unidos. Agora, o serviço é considerado um dos maiores no ramo. O serviço já conta com mais de 60 milhões de usuários em todo o mundo.

Desenvolvimento

    Mídia impressa x Mídia digital

                                     

A tecnologia hoje está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja de maneira pessoal ou profissional. O acesso à informação de maneira eletrônica, através do que chamamos de novas mídias, como a Internet, as TVs por assinatura, os painéis digitais, podem ser considerados um meio fácil, rápido e, digamos, acessível a uma grande parte da população.  

Mas a mídia impressa, através de jornais, revistas, cartões, convites, malas-diretas, folders, entre outros, continua eficiente como forma de atingir o público em massa. Por isso a qualidade da mídia impressa é tão importante e deve ser valorizada para que o produto não se torne algo rapidamente descartável.

Quando as novas mídias começaram a aparecer e, depois, a se popularizar, pensou-se que seria o fim da mídia impressa. Mas ela tem uma proximidade tão grande com o público, que ela continua presente. E podemos dizer até que as novas mídias ajudaram ainda mais o impresso a ter qualidade, melhor acabamento, mais criatividade e maior consistência no que é divulgado. Portanto, se bem utilizada, ela pode trazer rapidamente ótimos resultados para quem anuncia ou divulga.

A Internet abriu um espaço importante e fundamental no marketing e na publicidade de muitas empresas, pela proximidade que o usuário tem da empresa através de sites e redes sociais, mas o impresso ainda tem um papel fundamental na decisão de comprar ou não comprar aquele produto ou serviço. A mídia impressa bem feita prende mais a atenção do leitor.


Como surgiu a televisão?

                               

Não se pode dizer precisamente quem inventou a televisão, pois vários estudiosos contribuíram de uma forma ou de outra para a criação deste eletrônico. Na década de 20, a grande busca dos cientistas era tentar agrupar e transmitir as ondas sonoras (algo que já era possível com o rádio) juntamente com a imagem em movimento.
Em 1926, o escocês John Logie Baird tentou fazer isso, conseguindo apenas uma imagem muito ruim de uma cabeça humana. De fato, a primeira televisão da história surgiu em janeiro de 1928, em Nova York, por meio do sueco Ernst F. W. Alexanderson, engenheiro da General Eletric (GE).

A primeira transmissão da história da televisão aconteceu para apenas três casas. Após alguns meses, com o aumento da experiência da GE com o sistema, os elementos básicos de um aparelho de TV foram implementados e as transmissões começaram a ser constantes.

Os primeiros aparelhos nada mais eram do que rádios com um disco giratório mecânico que produzia uma imagem do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição foi surgir só na Alemanha, em 1935, na intenção de transmitir as Olimpíadas de Berlim – provavelmente o primeiro grande evento passado nas telinhas. As transmissões em massa nos Estados Unidos começaram a ocorrer a partir de 1939, em Nova York, quando a National Broadcasting Company (NBC) passou a alcançar regularmente cerca de 400 aparelhos.

Devido aos avanços tecnológicos e econômicos que o mundo presenciou após a Segunda Guerra Mundial, a televisão acabou ganhando grande popularidade. No entanto, até esse momento toda a imagem era em preto e branco. A televisão em cores surgiu nos Estados Unidos, em 1954, e era baseada em uma conveniente tecnologia que não exigia alterações nos antigos aparelhos com imagens em preto e branco.

A história da NETFLIX
                                           

  

A Netflix foi fundada em 1997 pelos empreendedores Reed Hastings e Marc Randolph como um serviço online de locação de filmes. Um ano depois, eles lançaram o site NetFlix por meio do qual era possível solicitar DVDs que chegavam por correio à residência das pessoas.

O grande negócio da Netflix chegou ao mercado em 2007, com o lançamento do serviço de streaming. Na época, os assinantes de um plano de US$ 16,99, por exemplo, poderiam assistir a até 17 horas de vídeo. Seis meses depois, as visualização de seriados e filmes pela plataforma online da empresa chegaram à marca de 10 milhões.

De 2008 a 2010, a empresa se focou em estabelecer parcerias com fabricantes de eletrônicos para que seu conteúdo fosse transmitido em outros dispositivos, como videogames, smartphones, tablets e TVs conectadas.

A partir de 2010, a Netflix iniciou seu processo de expansão começando pelo Canadá e, em seguida, pela América Latina, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão. No Brasil, a empresa iniciou suas atividades em 2011.

A produção24 de conteúdo original para seu serviço de streaming teve início em 2013, com a estreia do seriado House of Cards. O sucesso foi tão grande que no mesmo ano a empresa lançou outras duas séries: Hemlock Grove e Orange is the New Black.

No começo de 2016, a Netflix alcançou a marca de 75 milhões de assinantes e chegou a quase todos os países, com exceção de China, Coreia do Norte, Crimeia (região da Ucrânia) e Síria. Nesses locais, os governos não permitem a oferta de serviços prestados por empresas americanas. Segundo dados do último balanço da empresa, a Netflix tinha, no final de março de 2016, 81,5 milhões de assinantes em todo o mundo.
Criadores da Netflix
Reed Hastings 
                                    



          
Wilmot Reed Hastings, Jr. (nascido em 8 de outubro de 1960) é um empresário e filantropo americano. Ele é co-fundador e CEO da Netflix e serve nos conselhos do Facebook e várias organizações sem fins lucrativos. Ex-membro do Conselho Estadual de Educação da Califórnia, Hastings é um defensor da reforma da educação através de escolas charter.

Marc Randolph

                                 



      Marc Bernays Randolph (nascido em 29 de abril de 1958) é um empresário de tecnologia americano, conselheiro e defensor do meio ambiente.  Ele é o co-fundador e primeiro CEO da Netflix .
      Um empreendedor em série que ajudou a fundar a edição norte-americana da revista Macworld e as empresas de mala-direta de computadores MacWarehouse e MicroWarehouse , Randolph agora atua nos conselhos de administração da Looker Data Sciences e da Chubbies Shorts. Anteriormente ele serviu nas diretorias da Getable, Rafter, ReadyForce.








      Randolph, que equiparou as empresas fundadoras à sua experiência como guia de montanha, é o presidente do conselho de diretores da National Outdoor Leadership School (NOLS) em Lander,Wyoming e membro do conselho de defesa ambiental grupo 1% para o planeta.





Justificativa


     Escolhemos esse tema, pois queremos analisar um assunto importante na atualidade que envolve os estudantes e as novas mídias digitais, tal como a Netflix.

     Nosso principal objetivo é compreender a influência diária da Netflix na rotina e no lazer do estudante a fim de contribuir para a compreensão das mesmas.





Objetivos

     Nossos objetivos são expor sobre a história e a evolução da Netflix e das mídias digitais.
     Apresentar os pontos positivos e negativos em relação à preferência dos estudantes do CTI.
     Observar a porcentagem de pessoas que utilizam com grande frequência a Netflix e suas influências.
      Promover um trabalho de estatísticas.

 



População e Amostra

     A população será dos os alunos e ex- alunos do Colégio Técnico Industrial “Isaac Portal Roldán” do município de Bauru, em São Paulo. Contanto com aproximadamente 630 alunos.
    Já a nossa amostra é de no mínimo 160 questionários respondidos por alunos e ex-alunos do Colégio Técnico Industrial ”Isaac Portal Roldán” de Bauru.





Questionário


Questão 01 – Idade?
Rol

Tabela










Questão 02 – Sexo:


                        






Comentários: De acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistados foram pessoas do sexo feminino. 



Questão 03 – Qual curso frequenta?

 
                                                 Cursos frequentados
 


Comentários: De acordo com os dados da tabela, a maior parte das respostas coletadas foram de pessoas que não frequentam o CTI.
Questão 04 – Como conheceu a Netflix?   


                                          Comentários: De acordo com os dados coletados nas pesquisas, a maior parte dos usuários conheceram os serviços do NETFLIX  a partir de uma indicação de amigos.  
Questão 05 – Quanto tempo você possui a assinatura da Netflix?



Comentários: De acordo com os dados coletados na pesquisa, 27% dos usuários possuem assinatura da NETFLIX  a pelo menos 1 ano. 
Questão 06 - Qual meio você utiliza para acessar a Netflix? 



Comentários: De acordo com os dados recolhidos através da pesquisa, podemos observar que a maioria das pessoas acessa a Netflix através de um aparelho celular.
Questão 07 – Quanto tempo você passa por dia acessando a Netflix?
 

Comentários: De acordo com os dados presentes na tabela, 33% das pessoas utilizam a Netflix pelo menos 1 hora por dia. Questão 08 – Qual a frequência que você utiliza a Netflix semanalmente?
Utilização semanal da Netflix



Comentários: De acordo com os dados presentes na tabela, % das pessoas utilizam a Netflix pelo quatro vezes ou mais por semana. 

Questão 09 – Qual meio utilizava para acessar filmes e séries antes da Netflix?

                                 Qual meio era utilizado antes da Netflix



Comentários: De acordo com as pesquisas, a maioria das pessoas acessava sites de download para ver filmes antes de possuir uma conta no Netflix.



Questão 10 - Qual seu gênero favorito?






Gêneros favoritos


Comentários: De acordo com os dados coletados através do questionário, constatamos que 28% das pessoas preferem assistir filmes de ação na Netflix.


Questão 11 - Qual sua série favorita? 



                                                      
                                               


Comentários: De acordo com os dados coletados com o questionário, constatamos que 49% das pessoas preferem séries que não foram colocadas no questionário. Questão 12 – Qual sua série Original Netflix favorita?
Séries originais Netflix favoritas

Comentários: De acordo com os dados coletados através do questionário, constatamos que a maioria das pessoas preferem outras séries não listadas no questionário.    



Questão 13 – Qual o melhor personagem das séries da Netflix?






                                          


Comentários: De acordo com os dados coletados pelo questionário, constatamos que a maioria (29%) das pessoas preferem personagens de séries não listados no questionário. Questão 14 – Qual tipo de objeto de filmes/séries você possui?
  
                                             
                                                      Objetos de séries




Comentários:
De acordo com os dados coletados através do questionário, constatamos que 57% dos entrevistados não possuem objetos de séries.



Questão 15 – Você já deixou de estudar, faltou na aula ou perdeu uma prova para usar a Netflix?


 Comentários: De acordo com os dados coletados no questionário contatamos que a maioria (121/168) das pessoas nunca faltaram a aula ou perderam uma prova devido ao uso da Netflix.

Questão 16 – Você indicaria a Netflix



                                          


Comentários: De acordo com os dados coletados no questionário, constatamos que a maioria das pessoas (56%) indicaria a Netflix aos amigos.



Considerações Finais



  A partir da conclusão do presente trabalho, foi possível a obtenção da conclusão sobre o tema desse.



  Através das respostas obtidas por meio do questionário publicado, tornou-se visível que a majoritariedade de público da Netflix é juvenil. 



  Juntamente com o alto número de assinantes que conheceram a empresa através de indicações, confirma o crescimento da popularidade do serviço streaming.

    

  Os dados obtidos sobre como os alunos conheceram o serviço e o tempo que as mesmas possuem de assinatura nos mostram a eficiência e o entretenimento que ela proporciona ao público.  Essa atuação é ainda mais presente na vida dos jovens, principais usuários das mídias digitais, que passam longos períodos utilizando os serviços streaming.

    

  As preferências dos entrevistados por assistir determinados gêneros faz com que a Netflix invista em mais títulos de mesma procedência. É uma questão muito levada em conta para o catálogo, já que a mesma é minuciosamente selecionada, abrangendo diversos tipos de gostos que precisam prender o usuário. Isso comprova a eficiência do modelo que geralmente é utilizado para a construção de enredos dos episódios. Tal modelo é uma variação do modelo conhecido como “Jornada de Herói”. Segundo tal variação , criam-se conflitos, os quais são resolvidos ao fim dos episódios sem causar grandes avanços no enredo.

Dificuldades e Sugestões
    
  Entre as principais dificuldades enfrentadas pelo grupo como um todo, a execução do trabalho em equipe foi a mais desafiadora devido a alguns conflitos de ideias e separações de tarefas aos integrantes. A falta de comunicação também foi insuficiente na primeira fase do projeto.
    
  Contudo, no estágio intermediário e final do projeto a equipe teve um grande desenvolvimento e melhora nesses aspectos, conseguindo enfim a conclusão da mesma.


Referências
Andrade, Denise. Revista Automotivo: Mídia Impressa x Mídia Digital. [Sul.: s.n.], 2015. 2 p. Disponível em: <http://revistaautomotivo.com.br/auto/midia-impressa-x-midia-digital-opcoes-que-se-complementam/>. Acesso em: 18 out. 2018. 
Lançamentos da Netflix. (s.d.). Acesso em 24 de 05 de 2018, disponível em http://www.lancamentosdanetflix.com/2016/05/netflix-comecou-como-uma-empresa-de.html

Redação. (11 de Fevereiro de 2016). Exame. Acesso em 24 de Março de 2018, disponível em https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/infografico-mostra-influencia-da-netflix-nos-relacionamentos/

Rocha, L. (13 de Dezembro de 2016). TecMundo. Acesso em 24 de Maio de 2018, disponível em https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/infografico-mostra-influencia-da-netflix-nos-relacionamentos/

Silveira, D. P. (03 de Junho de 2016). Oficial Da Net. Acesso em 24 de Maio de 2018, disponível em https://www.oficinadanet.com.br/post/16636-as-10-melhores-series-para-assistir-na-netflix-segundo-nota-do-imdb

Wikipédia. (s.d.). Acesso em 24 de 05 de 2018, disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/Marc_Randolph

Wikipédia. (s.d.). Acesso em 24 de 05 de 2018, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Reed_Hastings.

Anexos

A: Fórmulas utilizadas nos cálculos de estatística

 Fórmula do somatório


 Fórmula da média com distribuição de frequência e intervalos de classe




 Fórmula da moda com distribuição sem intervalo de classe



 Ld: Limite inferior da classe mediana
 Fant: Soma das frequências das classes anteriores à classe mediana
 Hd: Amplitude da classe mediana 
 Fd: Frequência da classe mediana

Fórmula da moda com distribuição com intervalo de classe

L1: Limite inferior da classe modal
 C: Amplitude da classe modal
  Δ1: Frequência da classe modal menos frequência da classe anterior à modal
Δ2: Frequência da classe modal menos frequência da classe posterior à modal

Desvio médio

Desvio padrão

Xi: Valor individual
X: Média dos valores
N: Número de valores

Variância = DP

Comentários

  1. Blog verificado em 07/11, Textos 1, 2 e 3 não constam no corpo do blog
    , Resumos 1, 2 e 3 não constam no corpo do blog, Tabela da questão 14 não ficou arruma no alinhamento da pág. do blog, 4 gráficos apresentados sem seu respectivos títulos.

    ResponderExcluir
  2. Notas 3. e 4. bimestres podem ser acessadas em:

    https://tinyurl.com/y94zc6mk

    Recuperação semestral, conteúdo Calc + Matemática Aplicada, prova prática no computador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário